CLUBE DA MATEMÁTICA:Projeto Integrador: Educação Financeira e Protagonismo Juvenil ( A Mídia e o Consumismo) Língua Portuguesa 9ºs anos.
Sabemos que a mídia publicitária tem como objetivo nos incentivar à aquisição de bens e serviços. No entanto, precisamos ter cuidado com a influência da mídia sobre o consumismo, muitas vezes nos deixamos levar pelas propagandas e acabamos adquirindo produtos ou contratando serviços que muitas vezes não necessitamos e que não cabem em nosso orçamento, por isso, precisamos fazer uma reflexão e reconhecer a importância da educação financeira para nos livrar das ciladas da mídia publicitária. A partir de agora faremos uma reflexão acerca da temática " A Mídia e o consumismo". Acessem os materiais e reflitam.
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CONSUMISMO X
CONSUMO CONSCIENTE
Vivemos em uma sociedade em que o consumo ando o nosso desejo por produtos e serviços que, na maioria das vezes, nem mesmo temos necessidade. O consumismo é a ação de comprar excessivamente motivada por impulso ou desejo de comprar.
Você já ouviu falar em consumo consciente?
[...] O consumo consciente é o conceito mais amplo e simples de aplicar no dia a dia: basta estar atento à forma como consumimos- diminuímos o desperdício de água e energia, por exemplo- e às nossas escolhas de compras – privilegiando produtos e empresas responsáveis. A partir do consumo consciente, a sociedade envia um recado ao setor produtivo de que quer que lhe sejam ofertados produtos e serviços que tragam impactos positivos ou reduzam significativamente os impactos negativos no acumulado do consumo de todos os cidadãos. [...]
Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais, publicada em 2018, revela que, quando estão fazendo compras, um terço (aproximadamente 33%) dos brasileiros nunca, ou apenas as vezes avalia , se realmente precisa do produto, para não se arrepender depois. Parte expressiva dos entrevista dos revelou que compra por impulso e toma atitudes de consumo desregradas. Além disso, 45% nunca, ou somente às vezes, conseguem resistir às promoções e comprar apenas aquilo que está planejado, cedendo às tentações do consumo impulsivo, e apenas 38% são autoconfiantes para identificar bons investimentos.
A dinâmica da mídia é manipular o consumidor, fazê-lo acreditar que a felicidade está relacionada com a aquisição de bens materiais, e isso incetiva o consumo até mesmo de coisas supérfluas. É preciso ensinar, desde cedo, outros valores que têm a ver com a paz interior, com o verdadeiro sentido da leveza humana.
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ResponderExcluirÉ preciso que desde cedo, as crianças sejam capazes de entender que tudo o que desejam e pedem representa gastos para o bolso dos seus pais.
ResponderExcluirQue bom ter um espaço para leitura!!
ResponderExcluirO texto passa um reflexão oportuna, visto que, o despertar para o consumo de bens e serviços da sociedade contemporânea torna as pessoas mais consumistas.
Partindo da premissa precisamos nos trabalhar e colaborar com a consciêntizacão educativa sobre as reais necessidades do ato das compras.
A tecnologia utilizada como ferramenta pedagógica. Que maravilha!!!!
ResponderExcluirImportante que esse entendimento seja trabalhado desde a infância. O consumismo desenfreado tem sido causa de muitos problemas, com desfechos catastróficos.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa!