CLUBE DA MATEMÁTICA: Matemática - pesquisa Estatística - Resultado final do Projeto Escolar dos alunos dos 9ºs anos do turno da manhã -Projeto Integrador: "Educação Financeira e Protagonismo Juvenil". (Profa. Sonia Maria Diniz).

 

CLUBE DA MATEMÁTICA: Matemática - 

pesquisa Estatística - 

Resultado final do Projeto Escolar dos alunos dos 9ºs anos do turno da manhã -Projeto Integrador: "Educação Financeira e Protagonismo Juvenil". (Profa. Sonia Maria Diniz).  O questionário foi elaborado pelas alunas Maria Clara de Oliveira Souza,  Julia da Silva Vieira  9° ano A e  Débora de Figueiredo Lima 9° ano B. O relatório foi feito pela aluna Fabíola Ferreira Silva 9º C.



FABÍOLA FERREIRA DA SILVAFABÍOLA FERREIRA DA SILVA

FELLIPE BEZERRA DOS SANTOS do 9º ano C .



Dezembro, 06 de 2021

RELATÓRIO


Resultado final do Projeto Escolar: Sua Vida Financeira

 

Através do Projeto Integrador: Educação Financeira e Protagonismo Juvenil, em suma ação conjunta entre a professora de Matemática, Sônia Maria Diniz e alunos do 9º “A”, 9° “B” e 9° “C”, houve a elaboração e disponibilização de uma pesquisa intitulada “Sua Vida Financeira”, a qual tinha como objetivo coletar dados que mostrassem o conhecimento dos entrevistados a respeito de educação financeira, além de refletir a maneira como os mesmos administram seus investimentos. Nessa entrevista, que contou com a colaboração dos alunos e familiares a partir do dia 26/10/2021, foram coletadas respostas de 60 pessoas, as quais não foram identificadas, tendo em vista o total sigilo da pesquisa.


Primeiramente foi questionado aos entrevistados sobre sua situação financeira, e segundo os resultados obtidos, 55% possui uma boa situação financeira, 25% possui uma situação financeira muito boa, 15% possui uma situação financeira ruim e 5% possui uma condição financeira péssima.




Na segunda pergunta, buscou-se saber, de acordo com os conhecimentos atuais a respeito de educação financeira, o quão seguro cada pessoa se sente para gerenciar suas próprias economias. Desse modo, 53,3% dos participantes falaram que se sentem seguros, 23,3% pouco seguros, 11,7% muito seguros e 11,7% se sentem inseguros.




De acordo com a terceira pergunta, 43,3% dos entrevistados fazem o controle de suas finanças periodicamente, 36,7% fazem esse levantamento ininterruptamente e 20% não faz esse tipo de levantamento.





Ao serem questionadas sobre o costume de poupar dinheiro para atingir objetivos maiores no futuro, 63,3% dos entrevistados falaram que realizam esse hábito, 26,7% disseram que as vezes e 10% que não tem esse costume.




Na quinta pergunta, os entrevistados opinaram a respeito o nível de dificuldade de se manter longe das dívidas no Brasil, e desse modo, constataram que 58,3% consideram difícil, 31,7% muito difícil, 8,3% fácil e 1,7 muito fácil.


Logo depois, na sexta pergunta, foi perguntado quanto da renda do participante era gasta mensalmente, e 51,7% das pessoas afirmaram que era totalmente gasta, enquanto 48,3% falaram que era pouco gasta.



A sétima pergunta buscou averiguar se a renda mensal dos entrevistados é suficiente para as despesas familiares, obtendo 66,7% de respostas com sim e 33,3% de respostas com não.





Na oitava pergunta questionou-se aos entrevistados qual o valor da sua renda mensal, sendo possível perceber que 51,7% das pessoas recebe entre 300/130 reais por mês, 26,7% recebe entre 1.000/500 reais por mês e 21,7% recebe entre 1.000/1.500 reais por mês.



Na nona pergunta, os entrevistados foram perguntados se gastavam somente com o que precisavam, e 75% afirmaram que sim, 18,3% que as vezes e 6,5% que não





Para finalizar a pesquisa, perguntou-se a opinião dos entrevistados sobre a importância que o dinheiro deve ter para as pessoas, e 55% dos participantes falaram que o dinheiro é uma ferramenta imprescindível, 40% afirmaram que o dinheiro é uma necessidade básica das pessoas e 5% disseram que o dinheiro foi criado para ser gasto.

 


Para finalizar a pesquisa, perguntou-se a opinião dos entrevistados sobre a importância que o dinheiro deve ter para as pessoas, e 55% dos participantes falaram que o dinheiro é uma ferramenta imprescindível, 40% afirmaram que o dinheiro é uma necessidade básica das pessoas e 5% disseram que o dinheiro foi criado para ser gasto.
















Comentários

  1. Hílquias de Lima Oliveira 9 ano A

    Achei muito interessante

    ResponderExcluir
  2. Trabalho impecável, com muita desenvoltura dos alunos!
    Rhanna Layslly da Silva Paula 9 ano C

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante trabslho espetacular

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CLUBE DA MATEMÁTICA: Geografia- Projeto Integrador: Educação financeira e protagonismo juvenil/ Educação financeira e sustentabilidade: Os impactos do consumismo. (9ºs anos) (Profª. Adriana Bezerra)

História 9º Anos - Projetor Integrador - Educação Financeira - Principais Direitos do Consumidor

CLUBE DA MATEMÁTICA:Projeto Integrador: Educação Financeira e Protagonismo Juvenil ( A Mídia e o Consumismo) Língua Portuguesa 9ºs anos.